A Itália tem uma beleza geográfica inegável e carrega em seus monumentos muita história e curiosidades, sem contar a maravilhosa gastronomia.
Ao viajar para a Itália é interessante traçar um plano turístico, pois são muitas coisas para visitar e se sua viagem não for longa, não conseguirá conhecer os principais pontos turísticos da Itália. Elegemos alguns pontos interessantes que, dependendo da região que você vá, não poderá deixar de registrar no seu diário de viagem.
Veneza
caso você esteja nesta belíssima cidade não poderá deixar de conhecer:
- Palácio Ducal: em uma breve explanação, ele foi a residência do Doge de Veneza e contém os escritórios de várias instituições políticas, organizados ao redor de um pátio central. Seu exterior é dividido em três alas em torno de um amplo pátio central, sendo o quarto lado constituído pelo corpo lateral da Basílica de São Marcos, antiga capela palatina. É um símbolo da cidade de Veneza e uma obra-prima do gótico veneziano. Você precisaria de pelo menos um dia inteiro para conhecer e explorar cada detalhe deste maravilhoso monumento.
- Ponte dos Suspiros: esta ponte atravessa o rio di Palazzo, conectando com uma dupla passagem o Palazzo Ducale ao Prigioni Nuove, o primeiro edifício do mundo construído para ser uma prisão. A ponte servia como passagem para os presos das prisões acima mencionadas para os escritórios dos inquisidores do Estado para serem julgados.
- Ponte Rialto e o Grande Canal: a mais antiga da cidade, foi construída entre 1588 e 1591 e projetada por António da Ponte. Tem duas rampas em escadas dos dois lados e além de charmosa e movimentada e é um ponto de referência para encontros. Ideal para observar a cidade.
Veneza tem infinitos pontos turísticos, seriam necessários pelo menos dez dias para visitar todos eles com qualidade. Mas algo que não se deve deixar de fazer é a navegação pelas ilhas de Murano, Burano e Torcello.
Roma
A capital do país é sem dúvida o lugar que você precisaria dispor de mais tempo para fazer um bom passeio, teria pelo menos vinte pontos turísticos mais famosos para conhecer. Porém os três a seguir são emblemáticos:
- Coliseu: símbolo do império romano, começou a ser construído em 72 D.C. com a finalidade de sediar o combate entre gladiadores e batalhas com grande e ferozes animais que costumavam ser assistidas por um público de, aproximadamente, 73 mil pessoas. A visita a este monumento pode ser estendida ao Fórum Romano e o Monte Palatino, pois ficam todos em uma mesma área.
- Fontana di Trevi : é um dos mais famosos pontos turísticos da Itália A fonte mundialmente conhecida é encostada na fachada do Palazzo Poli. Costuma ser muito visitada, portanto o local é bem cheio. Os visitantes costumam jogar moedas na fonte e fazer pedidos.
- Os Museus do Vaticano: O menor estado independente abriga relíquias de grandes pintores da história e muitos mistérios da história. Você terá a oportunidade de visitar a Capela Sistina com suas famosas pinturas de Michelangelo no teto, retratando as cenas do Gênesis. Os Museus do Vaticano são enormes conglomerados artísticos que impressiona do começo ao fim.
Florença
A cidade é considerada o berço do renascimento italiano e uma das cidades mais belas do mundo.Tornou-se célebre também por ser a cidade natal de Dante Alighieri. Há muito o que visitar nesta maravilhosa cidade.
- Catedral Santa Maria del Fiore: ou Duomo di Firenze, é a maior igreja da cidade com sua famosa cúpula considerada uma grande obra da engenharia, construída por Filippo Brunelleschi. Belíssima arquitetura!
- O Palazzo Vecchio: atualmente, é a sede da prefeitura do município florentino e no seu interior acolhe um museu que expõe obras de Agnolo Bronzino, Michelangelo Buonarroti e Giorgio Vasari, entre outras obras.
- A Ponte Vecchio: é uma ponte em arco medieval sobre o Rio Arno, famosa por ter uma quantidade de lojas ao longo de todo o percurso.
Em apenas um único artigo é impossível listar os pontos turísticos da Itália, mas estes são apenas alguns lugares que você não pode deixar de ir. Vai depender muito do estilo de passeio que procura, se mais gastronômico, cultural, descanso ou um pouco de tudo. A única coisa que é possível afirmar é que na Itália você encontra o que procura.